10 dicas para comprar o seu primeiro apartamento

10 dicas para comprar o seu primeiro apartamento

Mudar-se para o seu primeiro apartamento é uma experiência incrivelmente emocionante. Há algo quase surreal em se sentar em sua nova sala ou cozinha pela primeira vez e perceber que, finalmente, tem um lugar para chamar de seu. Se você é uma das pessoas  pensando em comprar apartamento, sabe que antes dessa realização, vem um processo um pouco mais demorado: a busca pelo imóvel perfeito. 

Não sabe por onde começar ou o que procurar em um lugar? Para algumas pessoas, esse processo pode ser divertido e emocionante, mas para outras, a tarefa é assustadora e cansativa. Afinal, quais são os pontos essenciais? O que eu quero no meu apê dos sonhos? O que não pode faltar de jeito nenhum? Estar bem informado dos primeiros passos facilita e muito essa jornada.

Estabeleça seu orçamento

Antes de dar um grande passo em sua vida, você precisa se sentir financeiramente confortável com sua decisão. Comece sabendo quanto dinheiro você ganha e quanto pode gastar em um novo apartamento. Qual é a sua renda depois de pagar suas contas atuais? Você pode pagar o financiamento de um determinado imóvel? Uma boa regra é gastar apenas cerca de 25% de sua renda com moradia

Saiba como usar o FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma quantia paga pelo empregador ao funcionário que trabalha em regime de carteira assinada, o CLT. O valor é mensal enquanto durar o contrato de trabalho e equivale a 8% do salário. Muitas pessoas utilizam esse dinheiro como entrada na hora de comprar o primeiro apartamento, o que costuma ser um ótimo negócio, já que se trata de um dinheiro ‘parado’ e de pouco rendimento. Porém, existem uma série de requisitos para que ele seja liberado:

  • Deve-se ter ao menos 3 anos de carteira assinada;
  • Não ser proprietário de imóvel na cidade em que pretende comprar;
  • Assim como, deve-se trabalhar ou morar no município onde o imóvel que pretende comprar está localizado;
  • Também não é permitido ter financiado nenhum imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Analise as formas de pagamento

Existem várias opções para realizar o pagamento do seu primeiro apartamento. À vista é possível abrir um leque de negociações melhores e conseguir bons descontos, mas nem todo mundo tem a quantia necessária guardada e precisa recorrer a outro meios de pagamento. Entre as opções, o mercado imobiliário oferece financiamento bancário, direto com a construtora e o consórcio. Pesquise minuciosamente sobre cada um deles antes de tomar a sua decisão.

Encontre o bairro certo

A primeira regra do mercado imobiliário na busca pelo primeiro apartamento é encontrar um lugar centralizado e não estamos nos referindo à região central de uma cidade, mas sim ao “centro da ação” da vida do futuro morador. É um bairro perto do trabalho ou das comodidades de vida que você quer ter? É um bairro com ótimos restaurantes e entretenimento? Você pode encontrar supermercados e bancos por perto? Pensar sobre os fatores que são mais importantes para você, ajudará a filtrar o apartamento dos sonhos.

Conheça o mercado

Antes de comprar, pesquise o mercado para ter certeza de que está obtendo uma boa relação custo-benefício. Fale com profissionais do setor e visite quantos lugares você puder em busca de propriedades que atendam aos seus critérios, para que você tenha uma boa ideia do que seu dinheiro compra.

Novo ou usado?

Ambos têm suas vantagens e desvantagens. Condomínios novos, por exemplo, têm áreas de lazer mais completas, com itens mais essenciais à vida moderna, e mais investimentos em tecnologia e segurança. Já os condomínios antigos, podem não ter áreas de lazer tão atrativas, porém, os apartamentos talvez tenham espaços maiores por preços menores.

Vivencie a localização

Uma boa dica é fazer sua pesquisa e tomar nota de todos os diferentes apartamentos em seu bairro de escolha. Passe algum tempo na vizinhança para ter uma ideia melhor do dia e da vida noturna. Você pode se surpreender ao descobrir que a noite é muito barulhenta em torno de um apartamento, ou o ponto de ônibus de que você precisa fica muito longe.

Não deixe de fazer uma lista do que você precisa no seu primeiro apartamento. Afinal, um apartamento ideal não é o mesmo para todo mundo, então você precisa fazer uma lista das coisas que são essenciais para o seu primeiro apartamento. Alguns exemplos: espaço, mais suítes, uma boa vista, terraço ou varanda, etc..

Pesquise os documentos relacionados a legalidade do imóvel

Esta etapa é diferente no que se refere a imóveis na planta, em construção e prontos - cada um tem suas próprias características. No que se refere a imóveis na planta e em construção, deve-se observar no estande de vendas se há uma pasta com os documentos relativos ao empreendimento e a obra em si, principalmente os alvarás de aprovação e construção – permissão da PMSP, e a incorporação registrada na matricula do terreno – o que se faz cumprir as exigências com lei 4591/64 que trata sobre incorporação imobiliária.

Após o acordo de valores com o vendedor, peça toda documentação a ser assinada entre as partes para análise prévia, principalmente o Contrato de Compra e Venda, Convenção de Condomínio e as plantas do seu apê.

Prepare todos os seus documentos

O processo de comprar um apartamento pode ser cansativo se houver desorganização. Certifique-se de ter todos os seus documentos prontos para disponibilizar a sua imobiliária. Isso lhe poupará tempo e garantirá mais efetividade. Ganha-se muito em praticidade e tempo quando todos esses processos ligados a documentação e contratos são geridos de forma online, como algumas imobiliárias já fazem, com assinatura eletrônica, mas sempre entendendo a necessidade do cliente em conhecer o local.

Encontre a imobiliária certa

Por fim, mas não menos importante, na busca por comprar o seu primeiro apartamento encontrar uma imobiliária de confiança, que facilite a sua vida e lhe proporcione o melhor dos atendimentos, fará toda a diferença em todas as etapas do processo. Na Imobol, comprar um imóvel é mais do que você imagina. Nossa missão é ajudar todos envolvidos na intermediação: compradores, vendedores e corretores. Acesse nosso site e saiba mais!

Queremos te atender!

Preencha o formulário com seus dados, que retornaremos em breve!


*Campos obrigatórios

Imobol - Imobiliária Online

Vender um imóvel na Imobol é mais fácil do que você imagina.

VENDER MEU IMÓVEL