confira-dicas-para-o-seu-primeiro-apartamento

Vai morar sozinho?

Vai morar sozinho? Confira dicas para o seu primeiro apartamento

Sair da residência dos pais é, para muitos, sinônimo de independência e liberdade. Se for então para deixar o ninho e morar sozinho, se torna um sonho no caminho da maturidade e efetiva vida adulta. Mas também é uma decisão que precisa ser bem planejada para você não cair em ciladas.

Saiba mais: 10 dicas para comprar seu primeiro apartamento.

Para te ajudar na empreitada, separamos algumas dicas espertas para quem deseja morar sozinho!

Cuidados que devem ser tomados antes de ir morar sozinho

Analise se comprar um apartamento vale mais a pena do que pagar aluguel

Ao mesmo tempo em que morar sozinho tem tantos benefícios, é também um teste de maturidade e um desafio financeiro. Além das contas e dos boletos, existe a preocupação em pagar o próprio imóvel. Por isso, muitas pessoas que desejam viver só duvidam se conseguem comprar um apartamento e acabam optando imediatamente pelo aluguel. Uma consequência, no entanto, é: você precisará pagar as parcelas do aluguel ou do financiamento. Então, o melhor é pensar bem e comparar se comprar financiado não é a melhor saída. O mesmo pode ocorrer também com pessoas que já vivem em uma residência alugada e não se deram conta de que conseguem comprar seu primeiro apartamento próprio.

Primeiramente, é preciso avaliar as condições de financiamento. Vale a pena buscar informações sobre o programa Casa Verde e Amarela para saber em qual modalidade de financiamento você se enquadra. Dá até para você fazer uma simulação de financiamento com os corretores da Imobol! Depois, estes mesmos corretores estarão à sua disposição para buscar o imóvel do seu interesse dentro do valor máximo de compra.

Outro fator que também ajuda no financiamento é saber se você tem direito a usar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como entrada do seu imóvel. Para utilizá-lo, é necessário ter pelo menos três anos de trabalho sob o regime CLT, não ter outro imóvel na cidade onde vive ou trabalha, comprar um imóvel residencial de área urbana, entre outras condições que você pode conferir aqui.

Pense bem sobre a região onde deseja morar

Sua simulação está em suas mãos e você iniciou as buscas pelo seu primeiro apartamento para finalmente morar sozinho. Não deixe a empolgação de principiante te cegar! Pesquise bem a região onde deseja morar antes de comprar um apartamento e preste atenção nos seguintes pontos:

  • Os custos do estilo de vida no bairro: repare nos gastos com alimentação e serviços básicos e, para tal, caminhe pelos comércios locais. Aproveite também e veja se o comércio local é perto ou longe do apartamento, porque, se for perto, você ainda economiza tempo e dinheiro com transporte até eles.
  • O deslocamento do imóvel até seu trabalho: observe se você consegue fazer esse trajeto a pé, assim, pode economizar com o deslocamento. Se isso não for possível, procure saber se existem estações de trem e metrô e calcule se isso o ajudará a economizar com transporte no decorrer de um mês. Por exemplo, o valor com passagens pode ser mais vantajoso do que se deslocar de carro.

Tenho condições de comprar um apartamento, e agora?

Você analisou bem todas as opções e percebeu que consegue comprar um apartamento que caiba no seu bolso e, assim, morar sozinho. Agora, você pode contar com a Imobol para encontrar o apê dos sonhos. Além disso, estamos aqui para esclarecer quaisquer dúvidas, somos especialistas em ajudar quem busca o primeiro apartamento e temos muitas opções.

E nunca se esqueça de que ter um imóvel próprio é um investimento. Quando as parcelas do financiamento terminarem, além do sentimento de alívio no bolso, você vai perceber como a perseverança para pagar seu apê valeu a pena, afinal, esse patrimônio é seu e o investimento pode retornar para você. Tenha muito orgulho de si mesmo e mantenha a garra para ir trilhando seu caminho.

Queremos te atender!

Preencha o formulário com seus dados, que retornaremos em breve!


*Campos obrigatórios

Imobol - Imobiliária Online

Vender um imóvel na Imobol é mais fácil do que você imagina.

VENDER MEU IMÓVEL